Com certeza, para esta provocação, vale lembrar: nas escolas aprendi pouco; tive apenas um pingo de noção na faculdade. Para alguém ter uma visão política, precisa saber como funcionam cargos como deputado estadual, federal, senador, governador e presidente, vereadores e prefeitos. Meu entendimento surgiu após a faculdade, pesquisando por conta própria. E continuo aprendendo, sendo um dever fundamental.
No ensino médio, eu rejeitava o capitalismo, disso tinha entendimento. Então, encontrei refúgio no anarquismo. Pedi a um professor de História que me indicasse livros sobre o tema e descobri o pai dessa vertente.
Estudei e, consequentemente, me tornei punk. Gostava do estilo musical há meia década e deixei um moicano de 15 cm.
A resposta parece confusa, mas siga comigo:
Minha vida politizada começou pelo Anarquismo, a partir da percepção do capitalismo em que vivemos. Com o tempo, passei a entender a Democracia, os Poderes e os votos. À medida que avançava, por exemplo, ao compreender o papel de um vereador, percebi que isso já me colocava à frente. As pessoas desconhecem política. Temos uma aversão cultural velada a ela, como algo que não se discute. Por isso, ninguém estuda, pesquisa ou lê, e votamos em um sistema caótico.
Quando se fala em conhecer os projetos de governo, é importante lembrar que a maioria das pessoas desconhece as funções de cada Poder.
Assim, continuo anarquista, voto por obrigação, dever de consciência e aguardo um novo modelo.
Podemos ser democráticos, mas o capitalismo vem com todas as forças no pacote. Isso não é legal.
Compartilhe, comente que respondo.

Nota do Autor:
Inscreva-se para receber no seu e-mail assim que eu postar novos conteúdos.
Escritor, desenhista, fotógrafo/ curtas-metragens amador e criador de conteúdo. Mantenho blogs em airfeliperp.medium.com (inglês) este em português, onde exploro saúde mental, arte e outras histórias curtas. IG @ airfeliperp / YT @ AirCurtas
Deixe um comentário