Seu João da Marreta, um fazendeiro duro em uma cidade pequena

Published by

on

Em uma cidade com pouco mais de 4 mil habitantes, vivia o Seu João da Marreta. Era um fazendeiro com fama de durão na pequenina cidadela. Se perguntasse por ele, poderia sentar que vinha história.

Joãozinho, assim chamado por sua amável mãe, foi criado na base do porrete do pai. Ele não dava tanto trabalho quanto seus irmãos. Por esse e outros motivos que era o que mais apanhava, quieto. O silêncio dele revoltava ainda mais o “pai”.

Há diversas correntes de pensamento psicológico que citam violência infantil e/ ou traumas graves que impulsionam o ser humano na fase adulta para dois caminhos: brilhante ou psicopata, em suma. É óbvio que não é uma regra, contudo me acompanhe nos exemplos a seguir.

Keanu Reeves, Robert Downey Jr. e Madonna, são estrelas Norte-Americanas consagradas pelas décadas dedicadas ao artístico. São três pessoas que são muitas vezes aclamados até pela crítica. O que há em comum entre eles? Sofreram abusos e diversos traumas durante suas vidas. Eles escolheram a fama ou foi algo inevitável?

Não sou psicólogo, embora tive contato com uma porção de material referente a psicologia, em matérias de determinado curso superior. Um tanto empírico e alguns trechos de literatura psicológica, os estudiosos, acadêmicos da área fiquem a vontade para comentar e/ ou alertar possíveis erros em trechos.

Penso que a maior parte dos quais sofreram com traumas e/ ou abusos, ficam um tempo em “Off”. A psicologia fala em “Luto” que a pessoa cria em seus pensamentos, negando a existência de um trauma, por exemplo. Quando se encontram na vida, maioria das vezes em terapia, o próprio terapeuta sugere os dois caminhos: algo que ele(a) fará com excelência magnânima, ou pode “virar a chave” para um destino baseado em ações de psicopatia.

Pode soar maniqueísta, dicotomia, duplo, afirmo-te que não. Há diversos estudos sobre traumas e psicopatia, tentarei colocar alguns aqui, tirados a sorte¹. E agora chegou no ponto que gostaria, a palavra tão famosa e disseminada em tempo recorde “Resiliência”. Admiro e, a meu ver, nunca será cafona tatuá-la.

Falando assim, todas(os) bem-sucedidos, famosos passaram por uma infância e adolescência difícil. Não, no mundo da abstração, geralmente artístico, as pessoas com qualidade das áreas de exatas terão certa dificuldade. Há algumas pessoas, famosos(as), não irei expor e se o Sr.(a) Leitor(a) pode pesquisar o que falarei. Alguns roteiristas, escritores, atores, pintores, ou tiveram o diagnóstico esquizoidia, em certo grau, ou todos falavam que tinham. Pintores, como são falecidos: visionário Van Gogh, a personalidade inesquecível de Dalì e o impulso gigantesco por arte de Jackson Pollock, sabido o é que apenas Vicent van Gogh procurou ajuda, salvo-engano.

Seu João da Marreta, construiu uma fazenda que invejava muitas pessoas, conforme ficou mais velho, a braveza tornava-se em um senhor ranzinza. E nesse ponto ele acerto na vida, pois mais alguns anos e ele ia ficando mais leve. Não casou ou teve filhos, mas a missão da vida dele era ter muitas posses e mesmo assim se desapegado a elas. Era o que fazia. Suas propriedades invejavam, pois, ele colocava funções para cada uma e muitos colaboradores. Ora, levou o apelido, mas a verdade era outra.

¹ A neurobiologia do trauma: Este estudo explora os efeitos do trauma no cérebro, incluindo alterações na estrutura e função cerebral, e como isso pode levar a problemas de saúde mental e comportamental. (https://www.scielo.br/j/csp/a/MjZw5QS6948RTFDjhd44m5M/)

Impacto do abuso infantil no desenvolvimento cerebral: Este artigo revisa pesquisas sobre como o abuso infantil pode afetar o desenvolvimento do cérebro em diferentes idades, e as implicações para a saúde mental e física ao longo da vida. (https://www.scielo.br/j/jped/a/xSpbpyzxKKqQWDBm3Nr6H6s/)

Resiliência após o trauma: Este estudo investiga os fatores que contribuem para a resiliência após o trauma, e como promover a resiliência em indivíduos e comunidades. (https://www.scielo.br/j/rprs/a/RpPy7Hd5LNqfWPPpD4BfqPM/)

Imagem de foupax por Pixabay

Deixe um comentário