Certo vendedor estava nas últimas horas de seu serviço. Ele já havia iniciado seu relatório diário de vendas acumuladas. Um mosquito, ou melhor, uma mosca, ficava perturbando-o. A cada anotação, uma mosca aparecia. Como o PDV (ponto de venda, a loja) estava de portas fechadas, só havia os colaboradores presentes.
A cada movimento rápido e abrupto, os colegas começavam a rir, não somente pelos gestos, mas também pelas sentenças que os acompanhavam, como: “Mosca chata, ridícula, feia, petulante, vai para outro lugar!” ou “Estou fedendo a bosta?” e “Vai fazer uma venda de seguro lá nos bancos da FEA-USP e volte aqui”. As frases aleatórias saíam de forma espontânea, bem como seus gestos.
O vendedor se chamava Leandro e era um dos melhores da região. Ele tinha um controle diário minucioso, detalhado, que lhe rendeu o codinome “Sistemático”. No início, o apelido era pejorativo, mas com o tempo, a característica tornou-se valiosa em um mundo no qual as pessoas não se importam com mais nada. Ele tinha um bom salário, junto com as comissões. Leandro, alto, com 1 metro e 90, magro e muito ágil, com seus quase 25 anos. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo, podemos considerá-lo um dos poucos formados com 22 anos e bem empregado aos 25 anos. Alguns leitores desejariam essas características.
O Minucioso decidiu ir ao banheiro repassar o desodorante. Enquanto passava, olhava ao redor e notou quão limpo e organizado estava o banheiro da empresa. Ele estava lá há certo tempo e sempre notou, mas hoje parecia estar mais. Quando saiu, deu de encontro com a faxineira, que era a mesma desde que ele entrou, faltando pouco para ela conseguir se aposentar.
Assim que iniciou o elogio, ela começou a chorar. Ele entendeu e se comoveu. Outros colaboradores se aproximaram e ela relatou que durante toda a sua jornada como faxineira, em vários empregos, ele foi o primeiro a, além de notar, elogiá-la publicamente.

Nota do Autor:
Escritor, fotógrafo e criador de conteúdo. Mantenho blogs em airfeliperp.medium.com (inglês) essa em português, onde exploro saúde mental, arte e histórias curtas. IG @ airfeliperp / YT @ espacoairfelipe
Deixe um comentário